Idade ideal para operar

Ninguém deseja uma cirurgia: nós desejamos o resultado dela, seja ele se livrar de um dente que dói, recuperar um dente perdido, ter uma melhor respiração, um bom encaixe dentário ou uma melhor harmonia do perfil. Esses desejos (ou necessidades) podem acontecer em momentos diversos da nossa vida, assim como nossa saúde também vai mudando. O cruzamento entre a idade em uma cirurgia se torna necessária e o momento de vida do paciente é que leva à resposta para essa pergunta: será que existe idade ideal para operar?

Depende da cirurgia!

De modo geral, uma cirurgia só é indicada quando outras alternativas (não cirúrgicas) já foram tentadas ou não são boas opções para o caso. E, se uma cirurgia é indicada, vem uma segunda pergunta importante: o paciente pode recebê-la agora?

Quando são dentes inclusos

Nesta categoria se incluem os dentes do siso (ou terceiros molares). A idade ideal para extrai-los é antes de estarem totalmente formados: em torno dos 14 a 16 anos. A cirurgia é muito mais fácil. Podemos operar pessoas mais velhas? Claro que sim, fazemos isso todos os dias. Porém o procedimento e a recuperação são mais complexos.

Quando é ortognática

As cirurgias ortognáticas não têm limite máximo de idade, desde que a saúde do paciente permita. A idade ideal é o mais cedo possível desde que o crescimento já tenha sido finalizado ou esteja próximo do final. Por isso, a maioria das ortognáticas são feitas em adultos jovens.

Enxertos e implantes

A média da idade de pacientes que precisam de enxertos e implantes é a mais alta, pois essas pessoas apresentam mais dentes perdidos. Estas cirurgias podem ser feitas a partir do final do crescimento, sem limite máximo, desde que a saúde do paciente não contraindique.

As urgentes

Algumas cirurgias demandam rapidez para serem realizadas, como o tratamento de fraturas, as infecções, os cistos e os tumores. Esses casos podem ocorrer em qualquer idade e não podem esperar: são realizadas o mais rápido possível, na maior parte dos casos.

Como saber se está na hora de operar?

Sua equipe cirúrgica vai te ajudar a responder, de forma individualizada, duas perguntas muito importantes:

    1. A cirurgia é a melhor opção?
    2. Se sim, qual é o melhor momento para ela?

      Por isso, nossa recomendação é: procure um bom cirurgião buco-maxilo-facial!

Posts relacionados

Últimos posts

Instagram

Facebook

Inscreva-se!