A face alterada ajudou Michael Phelps?

O nadador multi-recordista Michael Phelps contou com a combinação de talento, dedicação e um corpo perfeitamente adaptado ao esporte. Mas e sua face alterada, pode ter a ver com isso também? Conheça melhor este caso!

Michael Phelps é um nadador norte-americano e o maior medalhista olímpico da história. Ele possui 37 recordes mundiais, e o maior número total de medalhas olímpicas, além do maior número de medalhas em uma única edição dos Jogos. Incrível!

Analisando a anatomia deste campeão, o desempenho incrível de Phelps é atribuída à combinação de dedicação extrema e de seu corpo perfeito para a natação. Ele tem uma envergadura de 2,04 metros (maior que sua altura), um tronco extenso, e pernas curtas. Mas, e sua face, qual é a relação com este esporte?

Na natação, a respiração é feita somente pela boca. Esta é uma das aptidões ensinadas aos alunos já no começo, e também é uma das mais difíceis. No caso de Michael Phelps, é possível observar que ele tem uma face longa, mordida cruzada, mordida aberta anterior, alteração de fala (língua entre os dentes), incompetência labial – ou seja, a síndrome do respirador bucal. 

SÍNDROME DO RESPIRADOR BUCAL

Respirar pela boca na infância faz com que língua e mandíbula se posicionem pra baixo para que o ar passe mais facilmente. Sem o estímulo da mandíbula, a maxila fica estreita, frequentemente, pode gerar a mordida cruzada, como observado em Phelps. 

TRATAMENTO

Na infância, o tratamento envolve várias especialidades, como Otorrinolaringologia, Fonoaudiologia e Ortopedia dos Maxilares, para corrigir forma e função. No adulto, nós trabalhamos com a Ortodontia para realizar a Cirurgia Ortognática. 

Será que a respiração bucal o tornou mais adaptado e eficiente na natação? Ou as décadas de treinamento perpetuaram sua alteração respiratória? Esta são perguntas difíceis! Mas, deve haver uma relação entre a face de Phelps e seu desempenho incrível. 

One Response

  1. Ele tem síndrome de Marfan, vcs podiam fazer um artigo sobre isso, seria informativo. Descobri recentemente que meu filho também tem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Últimos posts

Instagram

Facebook

Inscreva-se!